Editorial – Opinião sobre as vendas de Dead Space: Extraction
O site NintendoPad fez um editorial sobre as baixas vendas iniciais de Dead Space: Extraction no Wii e como a EA errou no desenvolvimento e na idealização do jogo.
Segundo o site, a EA quis trazer algo diferente aos jogadores de Wii usando o universo de Dead Space, mas pecou ao escolher a fórmula on-rails. Afinal, dizem eles, os jogadores mais tradicionais (’core’) do Wii querem a mesma coisa que nos outros consoles: um game em terceira pessoa semelhante ao original.
Dois erros. O primeiro, é achar que a fórmula on-rails está errada. Se existe um console mais perfeito para esse tipo de mecânica é o Wii e todas as análises do game mostram que ele é de alta qualidade, inova no gênero e é muito mais do que uma diversão arcade boba.
Segundo erro: citar os jogadores ‘tradicionais’ que tem o Wii. O jogador hardcore que tem um Wii provavelmente tem outro console; mais ainda, esse jogador comprou o Wii exatamente pelas novidades que o controle possibilita. Para ter um clone de Dead Space, melhor esperar Dead Space 2, certo?
Clique abaixo para continuar lendo.
A EA não tinha que recriar o primeiro jogo adaptado para o Wii. Ficaria legal? Claro que sim, já que Resident Evil 4 mostrou como terror em terceira pessoa fica bom com o ponteiro do Wiimote.
Mas o Wii tem um público diferente, pessoas que não manjam muito de games e outras que manjam mas não querer a experiência ‘HD’ em versão compacta no console Nintendo.
Ok, dei minha opinião contrária e acho que a decisão de ser on-rails foi ótima; ela traz um universo conhecido ao Wii de uma forma nova e que tem mais chance de fazer sucesso por ter uma mecânica tão simples de se entender.
E porque não vendeu bem, pelo menos no início? E porque a EA está choramingando por isso? Não gosto de citar muitos analistas, mas Jesse Divnich do EEDAR me provê a informação necessária e fundamental, especialmente por eu não estar nos EUA e não poder testemunhar ao vivo a situação.
“A EA não promoveu Dead Space Extraction da mesma forma que faz com outros títulos. E o sucesso ou fracasso de um jogo no Wii geralmente está atrelado ao gasto com Marketing. Se a EA gastou pouco, tenho certeza de que as vendas não foram uma surpresa para eles. (…)
A maioria dos jogos demora de 12 a 24 meses para ser feita e há um ano ainda existia a crença de que jogos mais hardcore tinham chance no Wii. Mas quando games como Madworld e The Conduit foram mal, ficou claro que o segmento para games tradicionais no Wii é bem menor do que se imaginava. A verdade é que a maioria dos jogadores que querem um conteúdo hardcore provavelmente tem outro console além do Wii.”
Acabei de postar sobre o game cancelado da Renegade Kid e o motivo dado pela produtora foi o mesmo. Melhor do que negarmos que o Wii não é casa pra games tradicionais é observarmos como ele coloca as produtoras em cheque, forçando-as a pensar um pouco e, com sorte, investir melhor seu dinheiro.
Dead Space Extraction é um game mais tradicional com uma roupagem acessível para o Wii. Nunca iria vender milhões (oras, nem o primeiro vendeu) mas deveria ter ido melhor.
Sendo on-rails como é, porque diabos a EA não colocou estações para testes em tudo que é shopping dos EUA? Não fez tours pelo país para mostrar o jogo? Não investiu pesado em Marketing como faz com outros títulos ‘core’?
Vi muito Dead Space Extraction na IGN e Gametrailers, exatos lugares onde o público do Wii NÃO vai. E enquanto as empresas não aprenderem melhor como tratar esse público, continuaremos a discutir questões sobre gênero, ‘core’ e casuais em vez de nos focar na qualidade do título.
(a própria Nintendo aprendeu que o público pode ser casual, mas não idiota, e não engole qualquer coisa – certo, Wii Music?)
- Pellican | 22 de outubro de 2009 | 14:35 | Artigos | Wii []
-
rodro disse:
22 de outubro de 2009 às 3:07 pmeu to com o jogo n acho q deveria vender mto + o jogo eh mto bom
-
Marcelo disse:
22 de outubro de 2009 às 3:35 pm“Vi muito Dead Space Extraction na IGN e Gametrailers, exatos lugares onde o público do Wii NÃO vai”
Ei! Eu passo na IGN quando lança um jogo para Wii que me pareça interessante! Mas, sei o que você quis dizer Pellican.
Honestamente acho que on-rails deveria aparecer a mão da personagem que se está “controlando”, afinal por que diabos os jogos em primeira pessoa tem a maldita mão e on-rails não tem se também é um FPS?
Não sou muito fã de on-rails, mas no Wii é outra história. O console passa uma impressão diferente do on-rails. Este parece ser até mais divertido do que um certo jogo de PlayStation 3 focado demais em gráficos, mas que não tem conteúdo. Enquanto não lembro qual é, vou jogar Killzone 2.
O que acho que a EA e a Capcom (Resident Evil: Darkside Chronicles) erraram, foi justamente no uso on-rails em jogo FPS/terror. Tudo bem que on-rails pode produzir gráficos melhores do que jogos comuns, pois não têm a infinidade que jogos de livre exploração têm (não é o caso de The Conduit) e não tem que produzir IA em larga escala, mas acho que a livre exploração junto ao terror dá um toque mais de medo no jogo, sendo motivo até para venda.
“Sendo on-rails como é, porque diabos a EA não colocou estações para testes em tudo que é shopping dos EUA? Não fez tours pelo país para mostrar o jogo? Não investiu pesado em Marketing como faz com outros títulos ‘core’?”
Sabe Deus. A EA foi extremamente burra de achar que o jogo venderia sozinho. Hoje, o que mais vende é propaganda, ou vai dizer que a Intel, por exemplo, vende mais que a AMD no Brasil porque ficaram sentados com a bunda na cadeira todos esses anos?
“citar os jogadores ‘tradicionais’ que tem o Wii. O jogador hardcore que tem um Wii provavelmente tem outro console; mais ainda, esse jogador comprou o Wii exatamente pelas novidades que o controle possibilita”
Infelizmente é uma baita verdade. Tenho um Wii, mas por outro lado tenho um PC também, e vou atrás do PS3 para pegar alguns exclusivos. Quando eu ligo o Wii é para jogar Super Smash Bros. Brawl, Zelda: Ocarina’s of Time (sim, o único de N64) e Zelda : Majora’s Mask. Chego a acessar mais o “Everybody vote channel” do que jogar. Por quê? Tudo porque os jogos que me interessavam são ruins (esqueçam os da Nintendo e o Resident Evil 4).
Me prolonguei demais, mas fica aí a minha opinião.
-
Torto disse:
22 de outubro de 2009 às 4:04 pmPra mim Dead Space ficou perdido no meio do caminho. Optou pelo on-rails que é um genero meio odiado pelos “cores” e não apresenta uma ambientação agradavel para o publico expandido do Wii. Não é tão arcade e frenético como Overkill e nem tem liberdade. Não sei a quem eles tentaram agradar. Não questiono a qualidade do jogo, mas ele me parece bem perdido.
E basear as vendas dos jogos cores no Wii por Madworld e The Conduit? Tão de brincadeira! Escolham titulos que tiveram nota maior do que 7 pelo menos para fazer virar bandeira.
-
Ed disse:
22 de outubro de 2009 às 4:07 pmEsse bla..bla..bla..!, ja encheu, quem tem wii so quer mesmo os jogos da nintendo.que sao os de qualidade, as thirds so fazem kaka,raramente se ve titulos de outras empresas que valia alguma coisa.
-
roger disse:
22 de outubro de 2009 às 4:26 pmJogo não vende… novidade.
Culpa de quem ?
Quem passou quase dois anos empurrando lixo goela abaixo aos jogadores tradicionais, afastando-os da plataforma ?
Quem tem feito jogos com qualidade inferior mesmo aos de geração passada ?Não me matem, mas acho que não há problema com esse jogo.
É um problema de marketing, em duas frentes:
A primeira, o marketing viral, feito de jogador a jogador, demoliu completamente as chances da nintendo vender jogos core de thirds, pois o console já fez a má fama.
A segunda frente, é a da postura das produtoras. Soltar vídeos e demos é legal e atrai jogadores… tradicionais. Quem aí acha que aquele tio de meia idade que jogou nes e voltou a jogar agora com o wii frequenta o ign ?Marketing se faz de forma direcionada. Você tem que ir onde seu público está, e não esperar que ele venha a você para conhecer seus produtos.
A EA errou feio, e vai sofrer por isso.
Não é a plataforma que não vende jogos core, é que muitos jogadores nem ao menos sabem da existencia desses jogos. -
BETO_M disse:
22 de outubro de 2009 às 6:35 pmSinceramente eu tenho um WII pelos clássicos da Nintendo e porque o console tem jogos inovadores. Esse papo de “casual” e “hardcore” já encheu o saco! Jogo bom é bom e pronto! Dead Space Extraction não é ruim, mais todo mundo compara e critica a versão dos outros consoles. Muita gente implica com o WII, mais esquece que nele temos grandes mudanças.
-
Serginho disse:
22 de outubro de 2009 às 6:50 pmO Torto falou tudo e eu vou falar o resto: tá na cara que a EA tentou ir no embalo do RE Umbrela Chronicles que vendeu mais de um milhão de cópias, foi aí que ela se deu mal pois o RE UC é de uma série famosíssima que já tem treze anos de história e fãs aficcionados mundo á fora…
Pois bem minha querida EA, vê se aprende de uma vez por todas que se quiser vender alguma coisa, faça um investimento no marketing do produto, e no caso do Dead Espace procurem pelo menos manter o padrão original da jogabilidade q se enquadraria perfeitamente nos controles do Wii ( algum de vcs já jogou RE4 Wii edition). O que fizeram foi um jogo que perdeu o ”fio da meada”, mexeram na formula da jogabilidade e agora tem que existir um culpado, que neste caso é o público do Wii!! Peguem o exemplo da Activision, que fez uma conversão convincente do último Call o Duty e já prepara o próximo (que venha logo), tá aí, não mudaram o foco e vendeu muito bem!! Engole essa agora EA!
-
Icaro94 disse:
22 de outubro de 2009 às 7:13 pmtem uns comentários que dizem que a EA não investe em marketing, bem, talvez nesse jogo seja verdade, mas recentemente a EA afirmou que gasta mais com propaganda do que desenvolvendo os jogos
-
Marcus Flanegan disse:
22 de outubro de 2009 às 11:09 pmAcho que de todos os problemas desse jogo o Marketing foi o menor de todos, afinal não é o boca a boca que mais influência na compra?
http://wiiclube.uol.com.br/blog/2009/09/15/npd-revela-alguns-habitos-dos-jogadores-nos-eua/
Problemas:
1 – O jogo ser onrails. Só isso já fud__ bastante.
2 – Pouco ou nenhum replay. Também por culpa do onrails.
3 – Muito curto (em torno de 4 a 6 horas). Quando o jogo começa a ficar bom, termina.
Somando o problema 2 com o 3 temos um jogo nem um pouco atrativo para compra.
4 – Foi lançado para o Wii. Grandmothers don’t play Dead Space Extraction.
-
matheus disse:
22 de outubro de 2009 às 11:14 pmAs empresas continuam tratando o Wii como “teste” e sem fazer marketing, vão continuar fracassando em vendas. E sim, eu quero ver jogo com produção de ponta para o Wii, e por medo das desenvolvedoras ainda não tivemos nenhum. Vão continuar fracassando e colocando a culpa no console.
-
Torreal disse:
23 de outubro de 2009 às 2:53 amA verdade é que os FPS estão na moda.
Mas fazer um FPS foda no Wii não é fácil. O console tem limitações perto do PS3 e XBOX.
Então a solução é fazer on-rails.
O que é uma merda.
Eu acho q o Wii é um bom console, mas não pode ser comparado aos seus concorrentes. Sua jogabilidade é muito diferente.
Quem sabe na próxima geração a Nintendo faça algo para o público adulto.
Mas esqueçam o Wii para isso.
Já fedeu… -
cristofer disse:
23 de outubro de 2009 às 4:10 ameu adoro jogos on-rails adorei residet e provavelmente vou adora esse ate fim de ano eu compro é uma pena não ter vendido bem quem sabe as coisas muda mais pra frente .
-
Contra disse:
23 de outubro de 2009 às 7:35 am“Quem sabe na próxima geração a Nintendo faça algo para o público adulto.”
Se nem mesmo nas concorrentes existem jogos adultos, e sim jogos para adolescentes, imagina no Wii.
Quem for comprar jogos Nintendo pensando em “coisas de adulto” vai sempre cair do cavalo, assim como em qualquer outra empresa. -
Fábio disse:
23 de outubro de 2009 às 11:42 amThe House of The Dead: Overkill vendeu muito bem. A Sega investiu em propaganda na televisão e, cá pra nós, é o melhor on-rails ever ! Bem que poderiam lançar um remake de “Area 51″ pro Wii…
Chupa, EA !
-
Paulo Eduardo disse:
23 de outubro de 2009 às 1:05 pmA culpa não é do Wii e sim das produtoras.
TEM MUITO JOGO DE FRANQUIA FAMOSA NÃO TÃO BOM, MAS VENDE POR QUE É CONHECIDO (TIPO OS ULTIMOS NFS)…COMO TEM MUITO JOGO BOM, MAS NÃO VENDE BEM, POIS NÃO É CONHECIDO, FAMOSO…ou recebeu uma boa divulgação…
O que falta é propaganda, divulgação por parte das produtoras e também o boca-a-boca…e CONFIANÇA DO PRÓPRIO ESTUDIO em determinado projeto.
OUTRA COISA…ATÉ QUANDO OS ESTUDIOS OU OS MIMI HARDCORE QUE TEM PS3 E XBOX 360 VÃO RECLAMAR DA AUDIÊNCIA DO PUBLICO DO Wii?
Destes mais de 50 milhões de usuários proprietários do Wii…no mínimo 1 MILHÃO DEVE SER JOGADOR DESDE A ÉPOCA DE NES e SNES…ENTÃO DESTES SE METADE OU 1/3 COMPREM JOGOS CHAMADOS ”HARDCORE (COISA + BESTA)…TERIAMOS 300 MIL EM VENDAS DE UM DETERMINADO JOGO NÃO ESTÁ BOM…
JOGAR A CULPA NO Wii (Nintendo) é fácil…
…”NINTENDO SEMPRE”…
-
Antonio disse:
23 de outubro de 2009 às 1:46 pmPessoal, vamos ser sincero, esquece jogo hardcore no wii, não existe isso, não tem nada que presta.
Eu comprei primeiro o wii e não tinha intenção de comprar outro console, me diverti muito com metroid, mario, zelda e alguns outros jogos que merecem ser jogados.
Depois disso percebi que o wii tava muito lento em novidades que valesse apena jogar.
Resumo da opera, comprei um ps3 e algo tenho uma vasta game de título que posso jogar, não preciso ficar rezando e esperando aparecer algo bom no wii.
Gosto do wii, e só tenho ele pra jogar mario, zelda e metroid e talvez alguma coisa que apareça e chame minha atenção. -
Marcus Flanegan disse:
23 de outubro de 2009 às 1:47 pm@Paulo Eduardo
Putz cara, vai escrever tudo em maiúsculo “pras tua nega”.
Ficou nervosinho? Morde a capa do Wiimote que passa.
-
allen disse:
23 de outubro de 2009 às 6:57 pmé só não ler >__>
-
Nebel Spieluhr disse:
24 de outubro de 2009 às 10:15 pmAntonio, eu até concordo, do jeito que as coisas estão, o bom é ter um PS3 junto com o Wii, pq pra mim as franquias da Nintendo são indispensaveis.
Mas acho que esse negócio de que jogo tradicional (como preferem chamar, hardcore) não dá pro Wii mto equivocada.
Quantos jogadores vemos aqui mesmo e em outros sites, não são jogadores casuais, e a maioria, ou se não todos, gostam dos jogos tradicionais, o problema é que quando trazem um jogo tradicional pro Wii modificam ele, como Dead Space, que apesar de ter tido ótimas notas, não chegou a chamar mta atenção de quase ninguém, e mto por terem mudade de 3ª pessoa pra on rail, o próprio exemplo do tópico mostra que se tivessem feito no estilo original, com certeza venderia bem, Resident Evil 4 não era nem um jogo novo e chegou facil a 1 milhão, pq ele tinha vantagem (jogar RE4 com Wiimote e Nunchuck é perfeito) comparado as versões dos outros consoles e não apenas disvantagens.
Dead Rising vendeu pouco e foi mto criticado, por bobagem, o port nem era tão ruim, afinal só tiraram a opção de fotografar os zumbís, pra mim isso não faz falta alguma, o que me incomodou foi que usaram a engine do RE4 e deixaram o jogo mais fraco, vc atirava na cabeça do zumbí e ele caia, mas nada de explodir a cabeça como em RE4.
Além do que esse jogo é mto enjoativo, seja no Wii ou no X360, e esse é pra mim o pior no jogo.
Resident Evil Darkside Cronicles provavelmente vai se sair melhor, pq ele tem chamado mto mais ateção, apesar que se sairia mto melhor sde fosse em terceira pessoa, com estilo tradicional ou do RE4, se passando pelos mesmo episódios que mostrará.
Mas fazer o que né, parecem que as empresas enxergam apenas o Wiimote, e que esquecem que tbm temos o nunchuck pra controlar os personagens… ¬¬ -
Deivid Mendes Ferreira disse:
27 de outubro de 2009 às 12:55 amEu prefiro Wii Music!!!!
-
Denis Kei disse:
27 de outubro de 2009 às 12:36 pmDead Space Extraction é um jogo muuuuito bom!
completa bem a história do primeiro jogo com o final do jogo.Realmente pecaram no marketing…mas quando você economiza, os ganhos são menores.
Jogos on-rails podem ser ótimos (vide este jogo, ou house of the dead), por isso eu ignoro os preconceitos.
Jogos “casuais” ou “hardcores” é uma definição vaga, que na minha opinião não existe….o jogo te diverte, ou não te diverte….e isso é questão de gosto, e é pessoal. Para um cara que curte só FPS, um RPG pode não ser hardcore pra ele…e vice-versa.
Se você curte os jogos exclusivos do PS3 ou do XBOX 360, vai jogar seu video game e não me enche o saco…
Não adianta ficar comparando jogo….o gosto é sempre pessoal…



@bitpop















estúdio helme