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E3 2012 – Reggie fala sobre Friend Codes, bateria, modo ‘Off-TV’, achievements e muito mais

Dentre as muitas entrevistas de Reggie durante a E3, agora temos um resumo do papo com o Kotaku – e olha que nem todos os tópicos estão cobertos nessa primeira publicação (!). Porém boa parte já postamos aqui no site, então teremos apenas um breve resumo:

BATERIA

O uPad final será carregado por um cabo embaixo (e não em cima como visto na E3). Sobre a duração de 3-5 horas, Reggie prefere dizer apenas que é uma medida conservadora e que a Nintendo trabalha para obter o máximo de experiência para o jogador.

JOGAR NO UPAD

Todos os estúdios podem ‘trazer’ seus games completos para a tela do uPad – função ‘Off-TV’. Mas usará quem quiser e provavelmente teremos um ícone na caixa dos games indicando tal possibilidade.

ATRASO EM POSTS DO MIIVERSE

Iwata havia mencionado que um atraso entre postar algo e sua mensagem efetivamente aparecer no Miiverse dependeria de filtros automáticos e humanos, insinuando que esperar 30 minutos seria razoável. Porém Reggie me pareceu mais claro ao dizer que isso deve se aplicar a mensagens de conteúdo impróprio.

Ao pedir ajuda para um jogo na sua rede online, desde que não seja um usuário suspeito ou não use palavras impróprias, você não terá atraso algum. A própria comunidade terá ferramentas que marcam conteúdo suspeito e isso ajudará a Nintendo nos filtros e moderação de pessoas.

ACHIEVEMENTS

Reggie confirmou que o sistema do Wii U suportará alguma forma de Achievements (Conquistas), mas os estúdios ficarão livres para usá-lo apenas se quiserem.

FRIEND CODES

Um novo sistema para achar amigos será usado no Wii U. Reggie usou o termo ‘Friend Codes’, mas garantiu que não teremos que colocar códigos gigantes nem ligar para amigos para descobrir os códigos deles antes de poder jogar online. Veremos…

DISCO RÍGIDO

O Wii suportará HD’s via USB, mas nenhum detalhe sobre armazenamento interno foi dado.

SINGLE vs. MULTI-TOUCH

O uPad é usado como controle além da TV e uma experiência multi-touch não seria confortável para a Nintendo. Mas é óbvio que a questão de custo pesou bastante e Reggie reconheceu o argumento.

GAMES USADOS

Não haverá política de barrar jogos usados no console.

CORES DO WII U?

Nada a declarar.

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Pellicano | 11 de junho de 2012 | 14:55 | E3 2012 |Entrevistas |Notícias |Sites |WiiU []
  • Junior

    Porra, barrar jogos usados seria um erro terrível, o Wii U até agora só me decepcionou pelo o fato de não rodar o Wii na retrocompatibilidade em HD, o que não tem desculpa, por que o Dolphin (emulador de Wii e GC pra PC) roda os jogos em HD maravilhosamente bem e sem perca na qualidade.

  • http://wiiclube.com/comunidade_index.php?pgID=7349ebb36bf0236a&mID=983 Nebel Spieluhr

    @ Junior

    Então todo console com retrocompatibilidade te decepcionou, pois nenhum traz melhoras no quesito.
    O emulador de PS1 tbm roda os jogos bem mais bonito que no PS3.

  • @ Junior

    Acho q vc esta começando a confundir HD que retrocompatibilidade cara. Se vc trocar o cabo do Wii verá que os gráficos melhoram nitidamente, mesmo ainda não ficando em HD. Em nenhum jogo de Wii as imagens estão feitas para terem profundidades de 720p, então saiba que nunca um emulador iria rodar jogos de Wii em HD ta cara? Pra fazer algo do tipo, teriam não apenas q trocar os cálculos gerados pelo hardware e banco de memorias, mas também teriam que inserir novos valores nas informações originais dos jogos, e o emulador apenas virtualiza oq o hardware faz.

    Se vc quer uma retrocompatibilidade em HD, teriam que recriar TODO o jogo novamente, e não apenas inserir a opção “resolução=1080″. Redesenhar os quadros, alterar espaço de memoria alocado. Se os quadros forem alocados dinamicamente (como posso apostar que são) então ainda teriam que mexer em MUITO código fonte. Serio… o Dolphin nunca rodou os jogos de Wii em HD ta cara? Alterar isso não é tão simples a ponto de apenas pegar a ISO do jogo e dar um LOAD nela. Se presa tanto pelas siglas “HD”, passe a aprender que resolução > 720p nem sempre implica em jogo em “HD”… Se fosse assim, meu SNES ficaria em HD na hora que eu ligasse ele na TV de plasma full HD, e ele ocupasse toda a tela ao invés de um pequeno quadrado

  • THIAGO_MARTINS

    Resumindo o que o @ Junior disse:

    O emulador não deixa os jogos do Wii em HD e sim em HQ. :)

  • http://twitter.com/Max_Laguna C. Emanuel Laguna Jr

    Por falar em retrocompatibilidade, alguém já jogou XBox 1 no XBox 360?

    Por experiência própria, digo que a Microsoft sabe como tratar cliente antigo: dependendo do jogo, fica em HD, embora entrelaçado para disfarçar elementos 2D como HUDs, por exemplo!

  • Diginilo

    @ Junior: Acho que você falou besteira…

    O Dolphin deixa os jogos MODELADOS EM 3D em HD SIM e vou te explicar o motivo. A modelagem 3D de um jogo equivale ao desenho vetorial de softwares como o Corel DRAW ou o Adobe Ilustrator. Basicamente, é feito um cáculo matemático (milhões deles, na verdade) que se traduz na imagem que vemos na tela. Da mesma maneira que um vetor, um modelo 3D não perde qualidade quando é aumentado. Obviamente, se ele é feito com poucos polígonos, o aumento da resolução pode ajudar a evidenciar seus vértices, fazendo-o parecer muito “quadrado”.

    Voltando à questão do emulador, o Dolphin interpreta essas equações matemáticas e realmente mostra o “vetor em 3D”, por assim dizer, e também pode aplicar plugins que ajudam a reduzir o serrilhado e outros defeitos. Logo, os jogos aumentam sua resolução SIM.

    O que acontece, em contrapartida, é que jogos desenhados, que usam sprites, ou mesmo os marcadores que permanecem na tela, botões, backgrounds etc., que NÃO SÃO 3D, são equivalentes a uma imagem em pixels, portanto não sofrem qualquer alteração diferente à de upscale que uma TV já faz normalmente.

    Por isso, no Dolphin, podemos notar gráficos 3D perfeitos, mas alguns elementos, texturas e companhia ficam mais borrados, pixelizados, parecendo pior do que se mostram rodando no hardware do console.

  • http://wiiclube.com/comunidade_index.php?pgID=7349ebb36bf0236a&mID=983 Nebel Spieluhr

    @ THIAGO_MARTINS

    Não, o que o emulador faz é um upscaling.
    Isso é simular a resolução X, usando o jogo em resolução Y (que normalmente é a mais baixa).
    Não tem o mesmo efeito de um jogo na resolução X nativo, mas fica mais bonito que o jogo em resolução Y.

    Mas é obivio que o WiiU não iria fazer upscaling, nenhum console com retrocompatibilidade faz, pelo menos nenhum que joguei.

    @ C. Emanuel Laguna Jr

    O X360 não tem retrocompatibilidade com o X-Box original, ele emula o console anterior, e por isso nem todo jogo é compatível.
    Por ser uma emulação ele pode aplicar filtros, fazer upscaling, como emuladores de PC.
    No caso do Wii, quando entra um jogo de Game Cube ele vira um Game Cube e faz exatamente o que um Game Cube faria, roda da mesma forma, por isso não melhora nada.
    Mas no Virtual Console, vc já nota diferença, pq ai é emulação, em Ocarina of Time por exemplo vc percebe que o jogo está mto mais nítido no VC do que era no N64.

  • http://doncoruja.wordpress.com Gunstorm – MasterManson

    uma conta ususario@wiiu.com no lugar dos friend codes seria realmente absurdamente rox a lot … eu aposentaria meu gmail xD

  • http://twitter.com/Max_Laguna C. Emanuel Laguna Jr

    Eu só queria saber sobre os jogos de Gamecube, se a Nintendo disponibilizará alguns para download pago no Wii U: arranjar um Zelda Wind Waker à venda é masoquismo! =¬|

    @ Nebel Spieluhr

    Bom saber disso sobre o XBox 360: Forza Motorsport 1 fica muito bonito EMULADO nele, mesmo tendo uma década. ;¬)

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